Monday, January 23, 2012

Política fácil 17


COMO ORGANIZAR UMA CAMPANHA ELEITORAL



 Organizar uma campanha eleitoral é como abrir uma empresa que tem como meta a liderança de um setor, neste caso ganhar as eleições. Mas em tempo recorde e sem direito a falhas. Sim, é como fundar uma empresa que começa do nada e tem que funcionar em poucas semanas se não perfeitamente, ao menos muito melhor que as suas concorrentes. Essa tarefa inclui desde contratar um grande time que nunca trabalhou junto, estabelecer metas a serem cumpridas e coordenar de forma eficaz a campanha.
O CANDIDATO
ü  Para iniciar uma campanha política, você precisará de um coordenador político, um conselho político, formado por pessoas capazes de te orientar em diversos assuntos e propostas, precisará também de um secretário financeiro para administrar os gastos com a campanha e uma equipe de trabalho que fará sua divulgação externa. Lembre-se que o candidato é o centro da equipe e tem que se tornar o projeto de vida de todos os colaboradores de campanha, para que possa ser o objeto de desejo do consumidor final, no caso, o eleitor. Cada campanha estabelece uma formação de equipe diferente, mas basicamente essa formação citada acima se encaixa nos diversos tipos de equipes.
ü  Para montar sua equipe você precisará encontrar pessoas-chave de confiança e de competência comprovada em suas área.
COORDENADOR-GERAL
ü  A primeira pessoa a ser escolhida é o coordenador-geral de campanha. É ele quem vai dar o tom, o ritmo do trabalho.  Pode ser um amigo seu, alguém que já trabalhou com você, um familiar, sobretudo alguém em quem você confie.
ü  Você tem que confiar na pessoa para quem você vai entregar o seu futuro. Pense em alguém que tenha poder de decisão (e vontade de exercê-lo), bom caráter, capacidade de liderança e boas condições de saúde, disposição e disponibilidade. Também tem que ser alguém disposto a lutar com você, e pela sua causa. Se você encontrar alguém com estas qualidades, meio caminho estará andado.
ü  O coordenador-político de campanha, juntamente com você, é quem deve formar a equipe. Se a campanha vai ser comandada por ele e não por você, pense bem antes de escolher um coordenador. Evite escolher pessoas que representem confusão para o centro de decisão de sua campanha.
CONTEÚDO DA CAMPANHA
ü  Junto com seu coordenador político faça uma agenda contendo toda sua programação durante o período de campanha, delimite regras que você irá cumprir e estabeleça metas, e objetivos de campanha a serem cumpridas por todos.
CONSELHO POLÍTICO
ü  Logo abaixo do coordenador da campanha, deve vir o Conselho Político da campanha. Essa sim é uma turma a ser pensada. Devem estar ali representados os partidos da sua coligação, além de alguns políticos mais notáveis de sua região ou de seu grupo (atuais ou ex - senadores, governadores, prefeitos etc.).
ü  Tome cuidado para ter um pequeno conselho que consiga tomar decisões, para aqueles momentos de dificuldades da campanha.
FINANCEIRO
ü  O secretário financeiro é um administrador das finanças da campanha. Ele precisa ter visão estratégica para saber como vai arrecadar e também para resolver quanto e como vai pagar cada um dos serviços da campanha.
ü  Se for possível tenha um contador e um advogado (hoje essa área de prestação de contas é a mais importante de todas devido à nova legislação) e o próprio caixa, aquele que organiza e libera os pagamentos nas datas combinadas.
EQUIPE DE TRABALHO
ü  Tenha pessoas aptas a fazerem pesquisas sobre sua aceitação e rejeição entre os eleitores Se você é o candidato, preserve a equipe unida, pois, essa é a regra básica para se ter um time em campo pra ganhar com você.
ü  Sua equipe de trabalho será responsável pela divulgação de sua imagem em jornais, internet (Orkut, MSN, Facebook, Twiter, etc.), rádio, TV, revista e etc.
ü  Também será de responsabilidade da equipe de trabalho fazer sua divulgação através de folders, panfletos, faixas, cartazes etc.

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