Monday, January 23, 2012

Política fácil 3

ESTADO

Estado (do latim status, us: modo de estar, situação, condição), segundo o Dicionário Houaiss é datada do século 13 e que quer dizer "conjunto das instituições (governo, forças armadas, e funcionários público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado".
Função do Estado
     Quando elegemos um presidente, um governador ou um prefeito, estamos elegendo pessoas para administrarem um país, um estado e um município. Afinal, o que um administrador de estado federal, estadual e municipal faz? Qual é a função do estado?
     Para responder estas questões precisamos saber que há duas formas básicas de pensamentos, sobre a função do estado, são elas a função liberal e a função marxista:
1)      Função liberal: Defende a idéia de que quando elegemos um representante administrativo (presidente, governador ou prefeito), a função desse representante administrativo é agir como mediador de conflitos, para evitar a desagregação da sociedade. Neste exemplo você entenderá melhor o que faz um mediador de conflitos.

Exemplo:
     Funcionários da empresa X, que se localiza no município Y, querem um aumento salarial de 20%. Para isso, eles ameaçam os donos da empresa dizendo que vão parar a produção e cruzarão os braços até que o aumento seja concedido.
     A empresa X, por sua vez, diz que é impossível conceder o aumento de 20% no salário, e ameaça fechar a fábrica e mudar para outro município, caso os empregados façam greve.
O papel do representante administrativo (presidente, governador e prefeito), será de mediador de conflitos, neste caso o conflito é entre a empresa X e os funcionários, ou seja, o prefeito irá negociar com a empresa X e os funcionários, para que a empresa continue no município gerando empregos e para que os trabalhadores consigam ganhar um aumento salarial, mesmo que não seja os 20% reivindicados e assim desistam da ideia de pararem a produção da empresa.

  2) Função marxista: Defende a idéia de que a política serve para promover a igualdade entre os homens, ou seja, serve para que todos os homens tenham oportunidades e acesso ao estudo, trabalho, alimentação, esporte, lazer, saúde, moradia, segurança etc. Hoje em dia, ter acesso à saúde, educação, segurança, moradia, esportes, lazer etc. em muitos lugares não é um direito e sim um privilégio de poucos. Logo, os marxistas, dizem que a função do estado não é de mediador de conflitos, e sim de privilegiar e ajudar a classe dominante, ou seja, empresários, ricos e pessoas influentes, deixando de lado a maioria da população pobre.

No comments:

Post a Comment