Monday, January 23, 2012

Política fácil 2


Para entendermos melhor o que é político e para que serve, precisaremos, primeiro, ter uma noção sobre o que é poder e o que é estado.

O que é poder?

     Poder refere-se à capacidade, força ou recurso para convencer pessoas a fazerem algo que queremos, necessitamos ou precisamos.
     O indivíduo que exerce determinada influência ou domínio sobre outra(s) pessoa(s) para alcançar aquilo que necessita, deseja ou quer é um indivíduo que possui poder.

Formas de poder

     As formas de poder estão ligadas aos recursos utilizados por uma ou mais pessoas, com a finalidade de obter poder.
     Quais são os recursos utilizados pelas pessoas para convencerem as outras a fazerem alguma coisa ?
     Ao responder esta pergunta, poderemos apontar, três formas básicas de poder:

Poder econômico É a forma ou o meio utilizado por pessoas que têm bens materiais, dinheiro, empresas etc. para influenciarem outras pessoas. Temos como exemplo os empresários.

Exemplo: O seu patrão consegue que você trabalhe para ele, pelo fato de você saber que ele tem dinheiro para te pagar um salário no final do mês, ou seja, ele te influencia pelo dinheiro que possui.


Poder ideológico - É a forma de poder que utiliza ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta de outras pessoas. Como exemplos desta forma de poder, temos pastores, padres, vendedores, pais, televisão, jornais, amigos, chefes etc.

O exemplo abaixo ilustra bem o que é a influencia de um vendedor:

     Um sujeito acaba de conseguir um cargo de vendedor em uma loja que vendia de tudo. Terminado o primeiro dia de trabalho, o gerente de vendas pergunta:
- Como foi seu primeiro dia? Quantas vendas você fez?
- Fiz apenas uma - responde o vendedor.
- Uma só?! Espanta-se o gerente...
- Mas todos os outros vendedores fazem uma media de 20 a 30 vendas por dia. E de quanto foi à venda?
- R$ 245.350,00 - responde o vendedor.
O gerente arregala os olhos e pergunta intrigado...
- Como e que você conseguiu isto?
- Bem, ... Vendi a este cliente um anzol pequeno, um médio e um grande. Vendi os três tipos de linhas para cada tipo de anzol e também todos os apetrechos para a pesca. Ao perguntar-lhe onde ia pescar e obtendo a resposta de que pretendia ir
ao litoral, informei-lhe de que seria necessário um barco. Então ele comprou um de 22 pés, com cabine, 2 motores, como o carro dele não seria capaz de rebocá-lo, vendi-lhe uma Blazer...


O gerente interrompe:
- Você fez esta venda para um cliente que entrou aqui pedindo um anzol?!
- Não, ele na realidade veio me perguntar onde havia uma farmácia.
- Perguntei-lhe o que ele iria comprar lá e soube que seria um o.b para sua esposa. Aproveitei e comentei: "Já que seu fim de semana foi pro saco mesmo, que tal uma pescaria?"    

Poder político É a forma de poder que tem a autorização legal, para usar a força física (forças armadas, polícia, órgãos de fiscalização, tribunal de justiça etc.), para forçar alguém a fazer alguma coisa.
     O governador do estado possui o poder político, isso quer dizer que ele pode utilizar a polícia militar, bombeiros, agências de regulação, para forçar alguém ou alguma empresa,  ou uma escola, hospital etc. a  fazer alguma coisa dentro das leis.


Exemplos:
     Uma escola particular está funcionando de forma ilegal. Quem detém o poder político poderá exigir que a Secretaria de Educação tome as medidas cabíveis para punir esta escola.

     O poder político utiliza a policia militar para dar segurança a população. Para isso a polícia militar tem a autorização do poder político para portar armas, diferente de um cidadão comum que não pode comprar uma arma e colocar na cintura, pois, este não possui autorização do poder político para usar este equipamento.


     O objetivo do poder político é manter a ordem, assegurar a defesa e promover o bem-estar da sociedade; é realizar enfim o bem público.
O poder político não é a única forma de poder e de autoridade existente na sociedade. Há a autoridade religiosa, familiar, econômica etc. Mas, nenhuma delas preenche os fins do poder político.

No comments:

Post a Comment