Monday, January 23, 2012

Política fácil 5


REGIMES POLÍTICOS

     Regime político é a organização das relações entre governantes (presidente, governador e prefeito) e governados (o povo). Os regimes políticos são classificados em dois tipos fundamentais: regime político democrático e regime político ditatorial ou ditadura.
1. Regime político democrático
Democracia é uma palavra de origem grega que significa poder do povo (demo, “povo”; cracia, “poder”). Regime político democrático seria então, quando o povo tem o direito de escolher os seus políticos, através do voto. Esse regime político vigora no Brasil.
     Na antiga cidade grega de Antenas na Grécia, o regime político democrático, permitia que os cidadãos livres, que não fossem escravos e nem mulheres, participassem diretamente das decisões tomadas na política da cidade.

Exemplo: Se você vivesse na Grécia antiga, na cidade de Atenas e fosse livre, você não votaria em nenhum candidato a cargo político, você participaria da política junto com os outros cidadãos de Atenas. Estava nas mãos dos homens atenienses livres, isso incluiria você, a decisão de fazer uma obra, construir uma praça ou uma escola etc. Esse tipo de decisão política que dá ao povo o poder de decisão chama-se democracia direta, que praticamente não existe mais.

     Atualmente, temos a democracia representativa, em que os cidadãos elegem seus representantes políticos (vereadores, deputados, senadores, prefeitos governadores e presidente), para serem seus representantes.
2. Ditadura ou regime político ditatorial
Ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, isto é, o povo não tem o direito de escolher seus representantes. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ou seja nas mãos de uma pessoa só ou nas mãos de poucas pessoas, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
As principais características da ditadura são:
ü  Concentração de poder – É quando o poder político fica nas mãos de um único governante (ditador), ou nas mãos de um grupo de governo (ditadura colegiada).
ü  Inexistência do estado de direito – É quando as leis só valem para a sociedade, o ditador está acima delas e, nessas condições costuma desrespeitar os direitos fundamentais do cidadão, principalmente o direito de livre expressão e a liberdade do cidadão de se associar a um partido político. A ditadura se dá o direito de prender e até matar qualquer cidadão, apenas por considerá-lo rebelde às idéias do ditador.
ü  Fortalecimento dos órgãos de repressão – As ditaduras montam um forte esquema de repressão policial destinado a perseguir brutalmente todos os cidadãos considerados adversários da ditadura.
ü  Controle dos meios de comunicação – As ditaduras procuram controlar os meios de comunicação (rádio, TV, internet, espetáculos de teatros, filmes, jornais e revistas., Para isso, monta-se um departamento autoritário de censura oficial, isto é, o ditador através desse departamento dirá as rádios, TVs, jornais, Internet etc. o que elas podem divulgar, ou melhor, o que o cidadão pode assistir, ver e ler.



     Esses instrumentos de controle e opressão foram utilizados em diversos regimes ditatoriais do século passado. Exemplos: as ditaduras implantadas por Adolf Hitler (Alemanha), Joseph Stálin (União Soviética), Augusto Pinochet (Chile), Salazar (Portugal) e outros países do mundo.
     O Brasil viveu em um regime de ditadura militar, de 1964 a 1985. Hoje há ditaduras em países como, Cuba, China, Coréia do Norte e Vietnã.

No comments:

Post a Comment