Monday, January 23, 2012

Política fácil 8


PRINCIPAIS PARTIDOS POLÍTICOS EM FUNCIONAMENTO NA ATUALIDADE E SUAS PRINCIPAIS IDÉIAS E CARACTERÍSTICAS.

PDT - Partido Democrático Trabalhista
     Criado em 1981, o PDT resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas. De tendência nacionalista e social-democrata, esse partido tem como redutos políticos os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nestas regiões,  tem o apoio de uma significativa base eleitoral popular. A principal figura do PDT foi o ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, falecido em 2004. O PDT defende como ideia principal o crescimento do país através do investimento na indústria nacional, portanto é contrário às privatizações.



O nacionalismo seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, assim, o ideal nacionalista prega  a ideia de que o Estado precisa ser independente, ou seja, livre de qualquer domínio ou interferência estrangeira.
A social-democracia prega uma reforma no país, visando torná-lo mais justo e igualitário, ou seja, tem como finalidade promover a igualdade e a justiça entre os indivíduos.
Privatização ou desestatização é o processo de venda de uma empresa ou instituição do setor público para o setor privado, ou seja, é quando acontece a venda de uma empresa que foi construída e mantida com o dinheiro do povo, para uma pessoa ou um grupo de pessoas (empresários).  Geralmente as privatizações acontecem por meio de leilões públicos. Qualquer pessoa pode participar de um leilão público:

a) Assistindo ao leilão;
b) Dando lances para tentar comprar essas empresas públicas que são leiloadas, desde que tenha ou consiga dinheiro.

PC do B - Partido Comunista do Brasil
     Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil foi colocado na ilegalidade na época do regime militar (1964 a 1985). Mesmo assim, políticos e partidários do PC do B entraram nas fileiras da luta armada contra os militares. O PC do B voltou a funcionar na legalidade somente em 1985, durante o governo de José Sarney. Este partido defende a implantação do socialismo no Brasil e tem como bandeiras principais a luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social. A principal figura do partido foi o ex-deputado João Amazonas.

Distribuição de renda é a forma como a renda é distribuída pelos habitantes de um país, estado, município ou região. Exemplo: Há lugares em que um pequeno grupo de pessoas tem muito dinheiro em oposição a um grupo grande de pessoas que não tem dinheiro nem pra comer. Isso é chamado de má distribuição de renda e está relacionado a diversos fatores políticos, econômicos e sociais. Distribuição de renda seria então, gerar recursos financeiros (emprego, salário, auxilio doença, auxilio alimentação, auxilio desemprego etc.) para aqueles que não têm.
Reforma agrária é quando o governo compra terras de quem tem, com o objetivo de doar essas terras para quem não tem.

PR - Partido da República
     Criado em 24 de outubro de 2006 com a fusão do PL (Partido Liberal) e PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional). O Partido Liberal entrou em funcionamento no ano de 1985, reunindo vários políticos da antiga ARENA e também dissidentes do PFL e do PDS. O partido tem uma proposta de governo que defende o neoliberalismo econômico com pouca intervenção do estado na economia. Outra importante bandeira dos integrantes do PR é a diminuição das taxas e impostos cobrados pelo governo.

     As ideias centrais do neoliberalismo econômico são: privatização das empresas públicas (que pertencem ao povo, como Petrobrás) e da privatização dos serviços públicos como educação, saúde e segurança pública (lembre-se que a ideia de privatização da educação, parte do princípio de que se você quiser estudar terá que pagar, assim como a privatização da saúde, se você precisar de qualquer atendimento médico terá que pagar), além da defesa da liberalização da economia, ou seja, o prefeito, governador, ou presidente não devem intervir na economia, esta deve seguir a lei do mais forte, onde as empresas que sobreviverem são fortes ou eficientes e as que falirem são fracas ou deficientes. No liberalismo as empresas grandes, médias e pequenas concorrem entre si, logo, é muito difícil para as pequenas e médias empresas concorrerem e sobreviverem contra as grandes empresas.

DEM - Democratas - Antigo PFL (Partido da Frente Liberal)
O PFL foi registrado em 1984 e contou com a filiação de vários políticos dissidentes do PDS. Apoiou e forneceu sustentação política durante os governos de José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Atualmente faz oposição ao governo Dilma.  Em 28 de março de 2007, passou a se chamar Democratas (DEM).
Os partidários defendem uma economia livre de barreiras e a redução de taxas e impostos.
PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Fundado em 1980, reuniu uma grande quantidade de políticos que integravam o MDB na época do governo militar. Identificado pelos eleitores como o principal representante da redemocratização do país, no início da década de 1980, foi o vencedor em grande parte das eleições ocorridas depois do regime militar. Chegou ao poder nacional com José Sarney, que se tornou presidente da república após a morte de Tancredo Neves. Com o sucesso do Plano Cruzado, em 1986, o PMDB conseguiu eleger a grande maioria dos governadores naquelas eleições.  Muitos políticos deixaram a legenda para integrar outras ou fundar novos partidos. A principal legenda fundada pelos dissidentes do PMDB foi o PSDB.
PPS - Partido Popular Socialista
Com a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo, muitos partidos deixaram a denominação socialista de lado. Foi o que aconteceu com o PCB que se transformou em PPS, em 1992. Além da mudança da sigla, mexeu em suas bases ideológicas, aproximando-se mais da social-democracia. Suas principais figuras políticas da atualidade são o ex-governador do Ceará Ciro Gomes e o senador Roberto Freire.

Socialismo ou sistema socialista refere-se ao tipo de organização econômica, política e social, que luta pela igualdade de oportunidades e acesso a saúde, alimentação, trabalho, educação, moradia, segurança, lazer, esporte para todos os indivíduos. Luta ainda por uma sociedade que possua propriedade pública ou coletiva, ou seja, as propriedades públicas ou coletiva de produção, são empresas que pertencem ao povo e por isso produzem para o povo.

PP - Partido Progressista (ex-PPB)
Criado em 1995 da fusão do PPR (Partido Progressista Reformador) com o PP e PRP. Tem como base políticos do antigo PDS, que surgiu a partir da antiga ARENA. O PPB defende ideias amplamente baseadas no capitalismo e na economia de mercado. Seus principais representantes são o ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf de São Paulo e o senador Esperidião Amin de Santa Catarina.

Capitalismo ou sistema econômico capitalista: para entendermos o sistema capitalista ou capitalismo, primeiro será necessário entendermos o que é um sistema? Um sistema seria um conjunto de partes que funcionam de maneira coordenada, por exemplo, uma bicicleta é um sistema, ou melhor, um conjunto de peças ou partes (quadro, rodas, pneus, guidão, selim, pedal etc.), que funcionam de maneira coordenada para que a pessoa possa se locomover. Outro exemplo seria uma escola, que suas partes (diretor, professores, pessoal da manutenção, merendeiras, pessoal da limpeza, alunos, secretárias, inspetores, salas de aula, biblioteca, laboratórios, secretaria, banheiros, quadras etc.), formariam um sistema de ensino e aprendizagem. O sistema capitalista é composto por partes ou características econômicas que funcionam juntas, no exemplo seguinte você irá entender melhor o capitalismo e as suas principais características.
 » Objetivo: o único objetivo é ter constantemente a obtenção de lucro, não importando quem perca com isso. As pessoas que são donas de empresas, fábricas, indústrias ou comércios etc., tem sempre a ideia de vender seus produtos ou serviços para terem lucros.
» Estrutura de propriedade: predomina a propriedade privada, ou seja, a fábrica, a empresa, a indústria, o comércio não pertence ao povo e sim a alguém, um dono. Exemplo:
A padaria do seu Manoel é uma propriedade privada de produção, pois, não pertence ao povo e sim a um único dono. É também uma propriedade privada de produção, pois, produz pães, roscas, salgados, doces, bolos etc.  O preço do pão da padaria do seu Manoel é a soma da matéria-prima (farinha, leite, ovo, fermento e manteiga) + salário do padeiro + serviços essenciais de água, energia e gás + impostos cobrados pelo governo + lucro = preço final do pão.
» Relação de trabalho: o trabalho assalariado é predominante, ou seja, a maioria da população brasileira que não é dona de empresa, fábrica, indústria ou comércio etc. acaba tendo que trabalhar para esses empresários, com o objetivo de ganharem um salário no final do mês pelos serviços prestados;
 » Meios de troca: o principal meio de troca é o dinheiro, que facilitou bastante o comércio. Outros meios de troca são o cheque e o cartão de crédito.
» Funcionamento da economia: os agentes econômicos, ou seja, os donos de empresas, fábricas, indústrias e comércios etc. fazem investimentos com o objetivo de conseguir maiores lucros.
 A lei da oferta e da procura: funciona da seguinte maneira, se houver muitos produtos (ex. café), nas prateleiras do supermercado e poucas pessoas querendo comprar esse produto, o dono do supermercado depois de um tempo verá que para vender estes pacotes de café antes que passem da validade ele será obrigado a reduzir o preço desse produto. Em outro caso, se houver poucos pacotes de café no supermercado e muitas pessoas querendo comprar estes pacotes, o dono do supermercado poderá aumentar o valor desse produto, visto que a procura pelos pacotes de café é maior que a quantidade de café que seu supermercado está oferecendo no momento.
Simplificando mais:
Muitos pacotes de café e poucas pessoas querendo comprar = preço baixo.
Poucos pacotes de café e muitas pessoas querendo comprar  = preço alto.
 » Relação social: é aquela que pra existir precisa de duas ou mais pessoas. Seria a relação entre pessoas, logo, se no sistema capitalista nós temos os donos de empresas, fábricas, indústrias ou comércios etc. de um lado, do outro lado nós teremos os empregados dessas empresas, teremos então, uma relação social entre os ricos e pobres ou patrões e empregados.

PSDB - Partido da Social-Democracia Brasileira
O PSDB foi fundado no ano de 1988 por políticos que saíram do PMDB por discordarem dos rumos que o partido estava tomando na elaboração da Constituição daquele ano. O PSDB cresceu muito durante e após os dois mandatos na presidência de Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, junto com o DEM é a principal força de oposição ao governo Lula.
PSB - Partido Socialista Brasileiro
Foi criado no ano de 1947 e defende idéias do socialismo com transformações na sociedade que representam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Principal representante político: Miguel Arraes.
PT - Partido dos Trabalhadores
Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980, na região do ABC Paulista. Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social. Atualmente, governa o país através da presidente Dilma Roussef. As principais metas do governo Dilma tem sido: crescimento econômico, estabilidade econômica com o controle inflacionário e geração de empregos. 

Movimento sindical ou sindicalismo é a reunião de um grupo de trabalhadores que lutam para a proteção dos seus direitos e interesses.
Exemplo: visando um aumento de salário, trabalhadores de fábricas que produzem automóveis, se unem para montar um grupo de estudo, debates, análises e discussões sobre quais sãos os meios legais e viáveis para pressionarem os patrões com o objetivo de conseguirem e manterem aumento salarial e outros direitos do trabalhador.

PSTU  - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Fundado em 1994 por pessoas que saíram do PT. Os integrantes do PSTU defendem o fim do capitalismo e a implantação do socialismo no Brasil. São favoráveis ao sistema onde os trabalhadores consigam mais poder e participação social.
PV - Partido Verde
Com ideias voltadas para a defesa do meio ambiente, esse partido foi fundado em 1986. Os integrantes do PV lutam por uma sociedade capaz de crescer com respeito à natureza. São favoráveis ao respeito aos direitos civis, a paz, qualidade de vida e formas alternativas de gestão pública. Lutam contra as ameaças ao clima e aos ecossistemas do nosso planeta.

Direitos civis são as proteções e privilégios de poder pessoal dados a todos os cidadãos por lei. Exemplos de direitos civis e liberdade, incluem o direito de ser ressarcido em caso de danos por terceiros, o direito à privacidade, o direito ao protesto pacífico, o direito à investigação e julgamento justos em caso do indivíduo ser suspeito de ter cometido um crime e direitos constitucionais mais generalistas, como o direito ao voto, o direito à liberdade pessoal, o direito à liberdade de ir e vir, o direito à proteção igualitária.
Ecossistema: podemos definir como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos (sol, água, solo, vento, animais, plantas etc.).

PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
Fundado no ano de 1979, contou com a participação de Ivete Vargas, filha do ex-presidente Getúlio Vargas. No seu início, pregava a volta dos ideais nacionalistas defendidos por Getúlio Vargas.
PC do B - Partido Comunista do Brasil
Fundado na cidade de Niterói, RJ, em 25 de março de 1922. Defende o socialismo, baseado nas ideias de Marx e Engels, e tem como símbolo a foice e o martelo cruzados. As cores do partido são o vermelho e o amarelo. É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo, defendendo a luta de classes. É também conhecido como "Partidão".

Luta de classe é a luta entre ricos e pobres, patrão e empregados. O pobre luta através dos sindicatos com o objetivo de melhorar suas condições de trabalho, aumentar seu salário e para que sejam respeitados os seus direitos trabalhistas.
Foice: no socialismo a foice representa os trabalhadores do campo, como os agricultores.
Martelo: no socialismo o martelo representa os trabalhadores da cidade, como pedreiros, carpinteiros e artesãos.

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
Fundado em 6 de junho de 2004, defende o socialismo como forma de governo. Foi criado por dissidentes do PT (Partido dos Trabalhadores). É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo. Tem como cor oficial o vermelho e como símbolo um Sol. 
PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - obteve registro definitivo em 18 de fevereiro de 1997.
PT do B - Partido Trabalhista do Brasil - obteve o registro definitivo em 11 de outubro de 1994.
PTN - Partido Trabalhista Nacional - refundado em 1995.
PTC - Partido Trabalhista Cristão - obteve registro definitivo em 22 de fevereiro de 1990.
PSL - Partido Social Liberal - obteve registro definitivo em 2 de junho de 1998. 
PSC - Partido Social Cristão - obteve o registro definitivo em 29 de março de 1990.
PSDC - Partido Social Democrata Cristão - obteve registro definitivo no TSE em 5 de agosto de 1997.
PMN - Partido da Mobilização Nacional - fundado em 1984.
PRP - Partido Republicano Progressista -obtenção do registro definitivo em 22 de novembro de 1991.
PHS - Partido Humanista da Solidariedade - fundado em 20 de março de 1997.

No comments:

Post a Comment